Mensagem do Diretor

finisterra logo


Mensagem do Diretor

CSargedas
Carlos Sargedas
Diretor do Festival

 

Esta 3ª edição do Finisterra Arrábida Art & Tourism Film Festival superou todas as nossas expectativas. Vimos aumentar exponencialmente o número de participações de filmes com um aumento de 96 para 248 e de 19 para 47 países.
A este facto não é alheia a recente criação da Arrábida Film Commission e a presença do Finisterra Arrábida Art & Tourism Film Festival no Festival Internacional de Cannes, onde apresentámos o Festival e a nossa Região ao mundo do Cinema. Veio também mostrar a importância do projecto para a Região e o Distrito e a relação importante entre o Cinema e o Turismo para a promoção turística da Região e para a Candidatura da Arrábida a Património da Humanidade da UNESCO .
Essa relação irá estar bem patente na 3ª edição da Conferência: “ O cinema e o Turismo” a realizar no IPA/ISEC, em Lisboa. Depois da Serra ter sido o mote na 1ª edição, a Costa Marítima e os Descobrimentos na 2ª edição, chegou a vez do mundo sub-aquático da Arrábida com o seu parque marinho, Luis Saldanha.
A riqueza natural desta região é só por si um grande polo de atracção turística e cinematográfica. Por aqui passaram grandes nomes do cinema mundial onde destacamos alguns dos filmes e artistas. Filmes como “Hornbloower”; “ Viagem de Gulliver”;“ O Convento”; “Casa dos Espíritos”; “007 Ao serviço da sua Majestade”;“O Círculo Invisível”; nomes como Jeremy Irons, Catherine Deneuve, John Malkovich, Cameron Dias ou Ted Manson são alguns desses ícones.
Recentemente conseguimos atrair novas produções nacionais e internacionais cujas produções decorrem e estarão prontas ainda este ano. Nesta 3ª edição, a qualidade dos filmes apresentados e a participação de alguns países tão longínquos como a Antárctida, Austrália e Nova Zelândia entre outros, é para mim uma grande honra e prazer recebê-los, bem como introduzir a Arrábida a esta fantástica "janela" internacional.
Pela 1ª vez chegámos aos 5 continentes e Brasil, através da região de Porto Seguro, país “convidado” deste Festival. A relação de proximidade e a continuidade do mote dos Descobrimentos da 2ª edição são agora mais realçados pela vinda dos índios Pataxó e do Turismo de Porto Seguro. Também uma relação de proximidade com o Arraial Cinefest, onde iremos estar em Dezembro a promover a Arrábida e o Finisterra Arrábida Art & Tourism Film Festival. Um realce ainda à enorme participação do México e da Índia com mais de uma dezena de participações nesta sua primeira participação e claro a todos aqueles que pela primeira vez participarão neste Festival.
É com uma grande satisfação que vejo concretizar-se alguns dos principais objectivos deste Festival: A vinda de realizadores e produtores para filmar na Região, filmes de promoção turística realizados e produzidos por alguns dos participantes deste Festival que levarão estas imagens a outros festivais e assim promovendo a nossa Região e a Arrábida.
Desfrute a Arrábida, sinceros votos de um bom Festival!

EFFELabel